Olá a todos!
Quero compartilhar um exercício que acredito ser muito importante para todos nós pianistas e tecladistas.
De fato, se por um lado temos copiosas produções que falam de harmonia ou de técnica pianística, são poucos os estudos que se ocupam do elemento rítmico, que, ao meu ver, é algo muito importante no âmbito da música popular!
Entender a subdivisão da pulsação (digo, de fato, internatizá-la) foi, para mim, um divisor de águas no meu pianismo.
Vamos, então ao vídeo que preparei!
Então, resumindo, o que é a divisão da pulsação?
Isso significa colocar, dentro de uma pulsação (o “bip” do metrônomo, por exempo) 2, 3, 4, 6, 8 notas (poderiam ser 5, 7 ou qualquer outro número, mas isso, certamente, seria menos usual).
É importante conseguir fazer isso enquanto, com a mão esquerda, mantemos a pulsação, seja essa sob forma de notas ou de acordes.
Na figura a seguir, observamos a divisão da pulsação proposta no vídeo:
Assim que tiver “dominado” o exercício acima, experimente improvisar livremente, mantendo a mão esquerda na pulsação e variando as figuras rítmicas da mão direita.
Divirta-se e bons estudos!
Turi
Qual seu nível nível de estudos?
Nos meus Cursos online, no Terra da Música, organizo os estudos em quatro níveis: Iniciante, Intermediário 1, Intermediário 2, Avançado. Clique em cada um para ver o Programa de Estudos para cada nível e a sequência de estudos aconselhada.
Conheça o PIANO MASTERS, um programa completo do iniciante ao avançado para pianistas e tecladistas.
Aprenda Piano Blues, Piano Brasileiro (Bossa Nova, Baião, Choro, Frevo, Samba, etc), Piano Jazz, Piano Pop, Improvisação, Harmonia, Leitura, Teoria Musical E MUITO MAIS. Cursos Práticos e Teóricos para seu desenvolvimento completo.
Comentários