“Conversamos com Turi Collura – pianista, compositor, e professor de música com consolidada experiência didática – diretor pedagógico do site Terra da Música, que promete consolidar-se como referência para a informação musical de qualidade em língua portuguesa e revolucionar o ensino de música”.
Veja as principais perguntas e tópicos abordados durante a entrevista:
De forma geral, qual é a proposta do Terra da Música?
“O Terra da Música é um site de informação e de ensino de música online. Oferece acesso gratuito a artigos, palestras, entrevistas, vídeos, playbacks, resenhas de livros e publicações etc. Com alguns amigos, realizamos um sonho que eu tinha há cinco anos: criar um site de informação musical em língua portuguesa que fosse referência nacional – e por que não internacional, já que temos alunos de Angola e até da Austrália!”
Além de conteúdos gratuitos, o site vende cursos online. Qual é a proposta didática e a vantagem desses cursos?
“A proposta é a de oferecer cursos de qualidade com custos reduzidos e que ajudem o aluno no desenvolvimento do seu potencial artístico e criativo. Os cursos são de instrumento e de matérias teórico-práticas (como composição, arranjo, improvisação, linguagem e percepção musical, rítmica etc)”.
De que forma o aluno interage com o professor?
“A proposta diferenciada em que acreditamos é a da assistência do professor, que está disponível para tirar dúvidas, avaliar os trabalhos dos alunos, ajudar os músicos em seu desenvolvimento musical”.
Os cursos online são um substituto às escolas de música tradicionais?
“A ideia não é substituir as escolas de música, mas somar, agregar valor e oferecer informação de qualidade em campos específicos. Hoje, fazer um curso online chega a custar até 80% a menos que uma uma escola tradicional. Isso acontece em todas as áreas, não só no âmbito da música”.
Quem é o cliente dos cursos online?
“De forma geral, todos aqueles que buscam informação: compradores de livros e métodos didáticos, estudantes, profissionais ou professores de música. De fato, podemos distinguir diferentes perfis de clientes. O primeiro é o aluno que está cursando uma escola tradicional e que encontra nos cursos online aquele “plus”, em termos de informação e de dinâmicas de estudo/ensino. Há também o músico, profissional ou amador, que não tem tempo para frequentar uma escola tradicional. Os cursos online são, ainda, uma fonte de informação, estudo e “reciclagem” para professores de música”.
Comentários